
40 razões
Compartilhe
Comemorar 40 anos de experiência pedagógica faz com que NÓS NOS LEVANTEMOS A CADA DIA E CHEGUEMOS AQUI PARA PARTICIPAR COM NOSSOS ATOS, PALAVRAS E IDEIAS NESSE CAMINHO DE CRESCIMENTO, PARA DAR CONTINUIDADE À NOSSA HISTÓRIA.
E para sermos mais precisos, resolvemos falar, elencando 40 razões que nos fazem persistir em nossa tarefa e desenvolvê-la com amor e afinco:
1- Ter realizado um primeiro semestre cheio de aprendizagens;
2- Ter projetos lindamente realizados iniciando no planejamento anual, em janeiro, até a Festa Junina;
3- Iniciar o ano com a notícia de que nossos alunos do 9º. ano foram aprovados em vários cursos de ensino técnico renomados;
4- Contar com uma equipe de profissionais criativa e participativa;
5- Conseguir conhecer nosso aluno estimulando ou limitando o que seja necessário para o seu crescimento;
6- Desenvolver conteúdos de maneira inteligente e eficaz para a aprendizagem;
7- Construir diariamente um ambiente acolhedor;
8- Usar a tecnologia como um recurso favorável à aprendizagem explorando o universo digital, colocando o aluno como agente criador e operante no meio;
9- Usar material didático que possibilita aos alunos e professores oportunidades de inovarem com atividades complementares;
10- Ter um currículo ampliado com conteúdos que complementam os conhecimentos e dão oportunidades de termos um conhecimento múltiplo;
11- Construir cotidianamente um trabalho pedagógico atual e dinâmico;
12- Incentivar a leitura e a escrita através de contações de histórias, seminários, noites culturais etc;
13- Desenvolver o raciocínio através de montagens, feiras, gincanas, treinos diários, que dinamizam o exercício lógico do pensar;
14- Deixar a arte, a música e a cultura invadir nosso cotidiano escolar;
15- Usar o corpo do aluno como ferramenta de aprendizagem em encenações, jogos, danças e educação corporal;
16- Por o aluno em contato com o meio ambiente através de reflexões, encontros com a natureza e ações ecológicas;
17- Desenvolver um aluno mais humano e ligado nas questões existenciais através de campanhas, aulas de alfabetização emocional e ações cidadãs;
18- Cultivar diariamente ações empreendedoras tanto em sala de aula como em seu entorno,
19- Aplaudir a autonomia do aluno, dando suporte emocional para o autoconhecimento e cobrando o que seja pertinente à responsabilidades e habilidades da sua faixa etária;
20- Ter foco nas pessoas e seus afetos;
21- Tratar o conhecimento de forma rizomática e não linearmente;
22- Colocar o aluno como protagonista da sua evolução e seu conhecimento;
23- Motivar os alunos para a aprendizagem através de reconhecimentos e estímulos diversos (ESCALA ++, DE 1ª. Classe, ESCALA D+) entre outros;
24- Compartilhar conhecimento com os PAIS fornecendo instrumentos para o bom desenvolvimento do seu filho (Cafés Pedagógicos, palestras, reuniões);
25- Contar com pais que acreditam em nosso trabalho e apoiam as ações da escola;
26- Manter programa de apoio paralelo para aqueles alunos que necessitam (aulas de reforço, Lazer & Cia, Clube da leitura e da escrita, Coaching );
27- Incentivar hábitos saudáveis de saúde ( alimentação, cuidados, autopreservação);
28- Oferecer um patrimônio cognitivo e cultural diferenciado, uma riqueza única, a qual ninguém possa subtrair do estudante, empoderando-o;
29- Explorar ricamente todo o nosso espaço, aproveitando-o de forma precisa, pois sabemos que em pequenos espaços também acontecem grandes aprendizagens;
30- Descobrir outros territórios de aprendizagem através dos estudos do meio;
31- Abrir espaço para a colaboração entre todos os envolvidos no ambiente escolar;
32- Valorizar competências e conhecimentos no lugar de informação;
33- Introduzir frequentemente “elementos surpresa” para alunos e equipe de trabalho,
acreditando que novidades enriquecem e desarticulam zonas de conforto;
34- Fornecer feedback constante para alunos e equipe de trabalho;
35- Promover aulas expositivas dialogadas;
36- Manter contato diário com seus filhos- nossos alunos, tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento de cada um;
37- Manter avaliação diária que somada às avaliações pontuais dão uma dimensão real do desenvolvimento do aluno;
38- Prestar atenção à produção escolar dos alunos através de análises de materiais, provas, trabalhos, verificação de aulas etc ;
39- Considerar o aluno nas suas várias dimensões: cognitiva, afetiva, psicológica e social;
40- Cuidar com preciosidade de cada fase do desenvolvimento dos estudantes, indo da educação infantil e suas características até a adolescências e suas mudanças significativas.
Agradecemos mais uma vez a confiança em nós depositada e desejamos um excelente 2º. Semestre a todos!!!
E para sermos mais precisos, resolvemos falar, elencando 40 razões que nos fazem persistir em nossa tarefa e desenvolvê-la com amor e afinco:
1- Ter realizado um primeiro semestre cheio de aprendizagens;
2- Ter projetos lindamente realizados iniciando no planejamento anual, em janeiro, até a Festa Junina;
3- Iniciar o ano com a notícia de que nossos alunos do 9º. ano foram aprovados em vários cursos de ensino técnico renomados;
4- Contar com uma equipe de profissionais criativa e participativa;
5- Conseguir conhecer nosso aluno estimulando ou limitando o que seja necessário para o seu crescimento;
6- Desenvolver conteúdos de maneira inteligente e eficaz para a aprendizagem;
7- Construir diariamente um ambiente acolhedor;
8- Usar a tecnologia como um recurso favorável à aprendizagem explorando o universo digital, colocando o aluno como agente criador e operante no meio;
9- Usar material didático que possibilita aos alunos e professores oportunidades de inovarem com atividades complementares;
10- Ter um currículo ampliado com conteúdos que complementam os conhecimentos e dão oportunidades de termos um conhecimento múltiplo;
11- Construir cotidianamente um trabalho pedagógico atual e dinâmico;
12- Incentivar a leitura e a escrita através de contações de histórias, seminários, noites culturais etc;
13- Desenvolver o raciocínio através de montagens, feiras, gincanas, treinos diários, que dinamizam o exercício lógico do pensar;
14- Deixar a arte, a música e a cultura invadir nosso cotidiano escolar;
15- Usar o corpo do aluno como ferramenta de aprendizagem em encenações, jogos, danças e educação corporal;
16- Por o aluno em contato com o meio ambiente através de reflexões, encontros com a natureza e ações ecológicas;
17- Desenvolver um aluno mais humano e ligado nas questões existenciais através de campanhas, aulas de alfabetização emocional e ações cidadãs;
18- Cultivar diariamente ações empreendedoras tanto em sala de aula como em seu entorno,
19- Aplaudir a autonomia do aluno, dando suporte emocional para o autoconhecimento e cobrando o que seja pertinente à responsabilidades e habilidades da sua faixa etária;
20- Ter foco nas pessoas e seus afetos;
21- Tratar o conhecimento de forma rizomática e não linearmente;
22- Colocar o aluno como protagonista da sua evolução e seu conhecimento;
23- Motivar os alunos para a aprendizagem através de reconhecimentos e estímulos diversos (ESCALA ++, DE 1ª. Classe, ESCALA D+) entre outros;
24- Compartilhar conhecimento com os PAIS fornecendo instrumentos para o bom desenvolvimento do seu filho (Cafés Pedagógicos, palestras, reuniões);
25- Contar com pais que acreditam em nosso trabalho e apoiam as ações da escola;
26- Manter programa de apoio paralelo para aqueles alunos que necessitam (aulas de reforço, Lazer & Cia, Clube da leitura e da escrita, Coaching );
27- Incentivar hábitos saudáveis de saúde ( alimentação, cuidados, autopreservação);
28- Oferecer um patrimônio cognitivo e cultural diferenciado, uma riqueza única, a qual ninguém possa subtrair do estudante, empoderando-o;
29- Explorar ricamente todo o nosso espaço, aproveitando-o de forma precisa, pois sabemos que em pequenos espaços também acontecem grandes aprendizagens;
30- Descobrir outros territórios de aprendizagem através dos estudos do meio;
31- Abrir espaço para a colaboração entre todos os envolvidos no ambiente escolar;
32- Valorizar competências e conhecimentos no lugar de informação;
33- Introduzir frequentemente “elementos surpresa” para alunos e equipe de trabalho,
acreditando que novidades enriquecem e desarticulam zonas de conforto;
34- Fornecer feedback constante para alunos e equipe de trabalho;
35- Promover aulas expositivas dialogadas;
36- Manter contato diário com seus filhos- nossos alunos, tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento de cada um;
37- Manter avaliação diária que somada às avaliações pontuais dão uma dimensão real do desenvolvimento do aluno;
38- Prestar atenção à produção escolar dos alunos através de análises de materiais, provas, trabalhos, verificação de aulas etc ;
39- Considerar o aluno nas suas várias dimensões: cognitiva, afetiva, psicológica e social;
40- Cuidar com preciosidade de cada fase do desenvolvimento dos estudantes, indo da educação infantil e suas características até a adolescências e suas mudanças significativas.
Agradecemos mais uma vez a confiança em nós depositada e desejamos um excelente 2º. Semestre a todos!!!

Posts Relacionados


Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Equipe ESCALA replaneja o 2° semestre e recebe alunos hoje

Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates
