
Alfabetização é destaque no calendário escolar
Compartilhe
Alfabetização é destaque no calendário escolar
A etapa mais importante do desenvolvimento intelectual de uma criança é com certeza a alfabetização. Nessa primeira fase, os professores são os maiores responsáveis pela qualidade do aprendizado que influenciará nos demais anos escolares. Por isso requer muita atenção e criatividade nessa fase de aulas remotas.
Durante essa semana, a diretoria do Colégio ESCALA se reuniu com a equipe alfabetizadora da escola: professoras do Pré, 1º e 2º anos. “Esse é um período muito importante na formação do letramento das nossas crianças. Através dessa conversa, constatamos que o processo está caminhando bem, o planejamento pedagógico está em dia, e os recursos usados pelas professoras estão surtindo efeito, inclusive nas aulas de reforço”, comenta a diretora Maria Rosangela Silva.
Conheça os pontos tratados na reunião:
1 - Como está a escrita dos alunos? (codificação e transcrição dos símbolos sonoros para o gráfico, caligrafia, organização espacial, criação e representação de ideias, autonomia). Foi ressaltado o trabalho de produção de textos que põe em prática além da escrita, a capacidade de criação das crianças.
2 - Como está a leitura? (decodificação, fluência, entendimento da leitura e extração do sentido, autonomia). Na ocasião, foi discutido o projeto “Ler e ver” e o envio de propostas de leituras para o treino frequente dos alunos.
3 - Como está a interpretação dos alunos? (entendimento, aplicação daquilo que leem e interpretam no cotidiano da escola e da vida, compreensão dos sentidos, dedução de sentidos, formulação de hipóteses, autonomia).
Segundo a diretora, o planejamento escolar deve ser concluído até dezembro, como de costume. “Como já dissemos anteriormente, queremos chegar ao final do ano com os livros concluídos, os projetos planejados realizados, mesmo com adaptações, as crianças com os conhecimentos necessários para o prosseguimento dos estudos na série seguinte, entregando às famílias aquilo que almejam em relação à escolha da nossa escola e da sua proposta pedagógica”, conclui Rosangela.
Lançamento do projeto
“Uma história, muitos finais”
Ainda dentro do programa de alfabetização, foi lançado no próximo dia 27 de julho (segunda-feira), às 19h, em âmbito virtual, o projeto “Uma história, muitos finais”, resultado do trabalho realizado com a coletânea de histórias criadas pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Cada criança escreveu um final para uma das duas histórias inspiradoras: “A caixa de Jéssica”, do escritor infantil Peter Carnavas, trabalhada pela professora Sheila Carvalho Munhoz; e “Caiu no chão, virou bichão”, de Eraldo Miranda, trabalhada pela professora Jerusa Grogia.
Esse projeto é muito especial pelo fato de trabalhar a criatividade e perspectiva da vida nos primeiros anos de estudo de nossos alunos. Papais fiquem atentos para conferir as apresentações, via online. O link será disponibilizado no dia do evento.




