
Carnaval-Reflexão divertida do cenário político atual
Compartilhe
Carnaval no ESCALA- Reflexão divertida do cenário político atual
As datas comemorativas ou eventos do calendário nacional sempre se tornam temas de reflexão e estudo no nosso colégio. Com o Carnaval, escolhemos trabalhar a atuação dos políticos depois de eleitos, com o tema “Carnaval fora das urnas" , uma crítica envolvendo cidadania e política em nosso país.
Os assuntos políticos e sociais debatidos em sala de aula devem levar a reflexões educativas, em ambiente de discussão saudável, onde os alunos podem colocar suas opiniões. “Temas como corrupção, pagamento de propina, compra de votos, fake news, entre outros, estão sendo estudados durante essa semana, respeitando a faixa etária e a capacidade cognitiva de cada turma”, explica a diretora Maria Rosangela Silva.
Os estudos iniciaram segunda-feira, 17, e vão até sexta-feira, 21, com o baile de carnaval. “Em nosso baile sempre usamos um tema atual para chamar a atenção de assuntos importantes, como política, educação, saúde, entre outros”, diz a diretora.
Com a escolha de músicas de fazem crítica social (Inútil -Ultrage a Rigor; Deus é brasileiro-Terra Samba; Atual realidade -Luiz Caldas; Falador passa mal -Os Originais do Samba; Onde está a honestidade? -Noel Rosa; Conversa afiada -Edu Pio; Máscara - Pitty; Geração Coca Cola - Legião Urbana e Samba do Arnesto - Adoniran Barbosa, entre outras), máscaras, adereços, mamulengos e estandartes os alunos estão criando seus bloquinhos carnavalescos.
Para a escola, a proposta é trabalhar o tema de forma diferente, criativa e irreverente. “Através de uma chuva de ideias, cada professora escolheu uma música, trabalhou a sua interpretação, debatendo e criando o nome do bloco”.
EDUCACÃO INFANTIL
Na Educação Infantil o tema se repete, porém, os pequenos trabalharão com paródias das marchinhas. Vai ser diversão garantida!!
AVISOS
- Nenhum aluno deverá vir fantasiado de casa;
-Cada classe comporá o seu bloco de carnaval, criando máscaras e adereços de acordo com a música da turma;
- No dia do baile (21) só serão dispensados alunos por motivos religiosos. Os demais alunos deverão participar ou assistir às atividades programadas que fazem parte do planejamento de artes, português, alfabetização emocional e história;
-Os alunos NÃO podem trazer sprays e confetes, apenas serpentinas.









Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Concurso de Bolsas e descontos 2022
