
Carnaval do ESCALA tem desfile e marchinhas com o tema “fake news do bem”
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Com o propósito de ajudar os alunos a identificar uma “fake news” (notícias falsas, em inglês), o Colégio ESCALA de uma forma divertida, nesse Carnaval abordará o tema “Fake News do Bem”. As salas divididas em grupos criaram falsas notícias em cima de fatos reais, e essas notícias viraram marchinhas de carnaval através de paródias que serão apresentadas em um desfile realizado todos os anos na quadra da escola.
“A poluição é considerada inexistente em avaliação mundial” -1A
“ Todos os animais em extinção conseguiram sobreviver graças ao empenho dos governos mundiais”- 2A
“Criada uma vacina que imuniza contra todas as doenças”-3A
“Pichadores espalham arte pela cidade” - 4A
“As drogas chegam ao fim em todo território nacional” -5A
“Brasil atinge índice zero em miséria” - 6A
“A pobreza foi erradicada no Brasil” - 7A
“Pedágios passam a custar R$1,00” - 8 A
“Michel Jackson não morreu e é visto em ” - 9A
“Crianças, animais e florestas são as grandes preocupações do novo presidente”- 1B
“O Museu Nacional do Rio de Janeiro não pegou fogo” -2B
“Direitos das crianças são cumpridos totalmente” - 4B
“Brasil atinge índice zero em miséria” – 6A
“ O amor é a força da nação brasileira” - 6B
“ A paz reina no Brasil e todos podem viver alegremente” - 6º.C
“Brasil é o único país do mundo sem corrupção” -7A
“A Amazônia renasceu e reergueu sua floresta por máquina criada por universitários”- 7 B
“Decretada criação do Parque da Disney em Brasília”- 9B
Na Educação infantil as crianças brincaram com temas ligados à ecologia, sentimentos e emoções.
Desde as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em 2016, o termo “fake news” se tornou extremamente popular. Durante a corrida eleitoral que levou Donald Trump à presidência, muitas notícias falsas foram compartilhadas na rede e, até hoje, dois anos depois, o país ainda investiga e discute a influência dos conteúdos mentirosos no resultado do pleito. O mesmo ocorreu nas últimas presidências no Brasil, em 2018.
Dessa forma cresce a necessidade de abordar o assunto em sala de aula. “Assim como as questões de cidadania, como não jogar lixo no chão, cuidar do mobiliário escolar, respeitar as regras, a criança precisa entender os limites da cidadania on-line e vivenciar isso no colégio é extremamente importante hoje em dia”. Os temas vividos pela sociedade cotidianamente devem ser tratados na escola que, de forma didática, encontra recursos de esclarecer os assuntos, até os mais polêmicos” ressalta a diretora Maria Rosangela Silva.
Algumas medidas simples ajudam a perceber que uma notícia não é verdadeira. Não ficar apenas na manchete, verificar qual o site original da publicação – se é conhecido, confiável -, se outros veículos também publicaram a notícia e pesquisar sobre o autor são alguns dos primeiros passos a serem dados. Às vezes, a informação não é falsa, mas é antiga.
O passo a passo, apesar de simples, nem sempre está claro para os jovens. Mesmo sendo nativos digitais, eles podem não dominar essas habilidades ou compreender sua importância. Essa consciência pode evitar diversas situações que por meio de fofocas e inverdades acabam constrangendo ou até mesmo destruindo vidas.
“A poluição é considerada inexistente em avaliação mundial” -1A
“ Todos os animais em extinção conseguiram sobreviver graças ao empenho dos governos mundiais”- 2A
“Criada uma vacina que imuniza contra todas as doenças”-3A
“Pichadores espalham arte pela cidade” - 4A
“As drogas chegam ao fim em todo território nacional” -5A
“Brasil atinge índice zero em miséria” - 6A
“A pobreza foi erradicada no Brasil” - 7A
“Pedágios passam a custar R$1,00” - 8 A
“Michel Jackson não morreu e é visto em ” - 9A
“Crianças, animais e florestas são as grandes preocupações do novo presidente”- 1B
“O Museu Nacional do Rio de Janeiro não pegou fogo” -2B
“Direitos das crianças são cumpridos totalmente” - 4B
“Brasil atinge índice zero em miséria” – 6A
“ O amor é a força da nação brasileira” - 6B
“ A paz reina no Brasil e todos podem viver alegremente” - 6º.C
“Brasil é o único país do mundo sem corrupção” -7A
“A Amazônia renasceu e reergueu sua floresta por máquina criada por universitários”- 7 B
“Decretada criação do Parque da Disney em Brasília”- 9B
Na Educação infantil as crianças brincaram com temas ligados à ecologia, sentimentos e emoções.
Desde as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em 2016, o termo “fake news” se tornou extremamente popular. Durante a corrida eleitoral que levou Donald Trump à presidência, muitas notícias falsas foram compartilhadas na rede e, até hoje, dois anos depois, o país ainda investiga e discute a influência dos conteúdos mentirosos no resultado do pleito. O mesmo ocorreu nas últimas presidências no Brasil, em 2018.
Dessa forma cresce a necessidade de abordar o assunto em sala de aula. “Assim como as questões de cidadania, como não jogar lixo no chão, cuidar do mobiliário escolar, respeitar as regras, a criança precisa entender os limites da cidadania on-line e vivenciar isso no colégio é extremamente importante hoje em dia”. Os temas vividos pela sociedade cotidianamente devem ser tratados na escola que, de forma didática, encontra recursos de esclarecer os assuntos, até os mais polêmicos” ressalta a diretora Maria Rosangela Silva.
Algumas medidas simples ajudam a perceber que uma notícia não é verdadeira. Não ficar apenas na manchete, verificar qual o site original da publicação – se é conhecido, confiável -, se outros veículos também publicaram a notícia e pesquisar sobre o autor são alguns dos primeiros passos a serem dados. Às vezes, a informação não é falsa, mas é antiga.
O passo a passo, apesar de simples, nem sempre está claro para os jovens. Mesmo sendo nativos digitais, eles podem não dominar essas habilidades ou compreender sua importância. Essa consciência pode evitar diversas situações que por meio de fofocas e inverdades acabam constrangendo ou até mesmo destruindo vidas.




