
Carta Boas-vindas Fundamental 1 e 2
Compartilhe
Senhores Pais e alunos,
Retornamos às aulas hoje com grande alegria e entusiasmo por receber nossos estudantes de volta preenchendo nossa escola com suas vozes, movimentos, questionamentos, ações, dúvidas, risos e todas as outras formas de expressão que carregam.
Começamos o ano letivo em janeiro, colocando nossa equipe para estudar a BNCC e iniciar sua aplicação no cotidiano escolar.
A BNCC veio complementar o pensamento filosófico e pedagógico do Colégio, uma vez que busca garantir a formação de cidadãos críticos, criativos, participativos, responsáveis, capazes de se comunicar, lidar com as próprias emoções e propor soluções para os problemas e desafios.
Complementando nossos estudos iniciamos, em janeiro, também, ensinamentos para implantar em nossa escola a prática das Metodologias ativas, que se constituem em alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino-aprendizagem nos aprendizes, envolvendo-os na aquisição de conhecimento por descoberta, por investigação ou resolução de problemas. No 1º. Bimestre focamos a metodologia no Fundamental 2. Trabalhamos com as salas em duplas, trios ou grupos, pois sabemos que as possibilidades de troca, colaboração, coprodução e compartilhamento entre as pessoas com habilidades diferentes e objetivos comuns traz inúmeras oportunidades de ampliar as aprendizagens. No 2º Bimestre, os professores experimentaram aulas invertidas, nas quais os estudantes acessam materiais e fazem pesquisa em casa e realizam atividades de aprofundamento, debates e aplicação em sala de aula. Agora no 3º. Bimestre aplicaremos algumas aulas de TBL (aprendizagem baseada em times) trabalhando as propostas em grupos que se reúnem, discutem, procurando chegar a um consenso, tudo isso com as intervenções dos professores.
Ao olharmos para o 1º Semestre de 2019 vemos quanta obra foi realizada e nos fartamos de contentamento por entregar toda essa produção aos alunos e corresponder às expectativas dos senhores pais, que confiam em nossa proposta pedagógica.
Logicamente toda essa produção não seria possível sem a atuação diária e envolvimento dos nossos professores e demais colaboradores.
Hoje, ao iniciarmos o 2º semestre e toda a sua programação escolar gostaríamos de recordar algumas das realizações acontecidas. Começamos com as reuniões com pais para apresentação da nossa equipe e nosso plano de trabalho. Introduzimos a aula de Robótica com sucatas (“Engenhos e engenhocas”) em nossa programação, assim como o Projeto “Pensamento e ação” que tem levado os alunos a pensar e refletir sobre temas do cotidiano, filosofando, criando novas ideias e promovendo mudanças e transformações no meio em que vivem.
No Carnaval incentivamos nossos alunos a refletir sobre as “Fake News” analisando sobre as verdades e mentiras produzidas pela mídia e a responsabilidade de produzir e reproduzir conteúdos falsos. Aprendizagem e conteúdo atual e da área das práticas de linguagem de Língua Portuguesa. Nenhum projeto é feito aqui sem objetivo ou planejamento pedagógico.
Alguns estudos do meio foram realizados visando ampliar os pontos de aprendizagem levando os alunos para outros territórios de aprendizagem: Tour por Indaiatuba( 3º anos), Fazenda Ituau- Salto (2º), Fábrica Toyota- Sorocaba (5ºA ), Fazenda Nossa Senhora da Conceição- Jundiaí (4º A-B), Peça “O fantasma da Ópera”- São Paulo (6º e 7º), Visita à FIEC (8A).Saindo mais uma vez da escola para uma noite de reflexões aconteceu o XVII Luau com o tema “Onde você guarda os seus olhos”, momento para valorização da busca de diversidade de saberes e vivências existenciais.
No trabalho de Alfabetização Emocional foi realizada a Páscoa solidária com a temática “ Faça o bem e olhe a quem” ( almoço do BEM) apoiando a AFASFA, a Homenagem às Mães “Mãe: tesouro maior”, o lançamento da Campanha “Garrafas ao Mar” no intuito de arrecadar fundos para enviar à Moçambique, na África e a Campanha do Agasalho para a FUNSSOL.
Para incentivar a leitura e o interesse pela linguagem aconteceu a “Campanha de doação livros biblioteca”, a Vivência literária com troca de livros e ainda o Projeto “Uma história, muitos finais” (1ºs anos), a entrega da Coletânea de Poesias aos pais e alunos do 7º. A e B, as visitas semanais à Biblioteca, “Concurso de causos” na Festa Junina e o trabalho de reforço do Clube leitura e escrita.
Pensando em incentivar o cuidado com o meio ambiente e a consciência ecológica, o colégio incentivou a Campanha de arrecadação de lacres visando a doação de uma cadeira de rodas e a continuidade do Projeto “Patrulheiros da limpeza” feito durante os recreios.
No aspecto da formação global e valorização da cidadania crítica e responsável houve a eleição dos Representantes de classe, o trabalho com Educação Financeira e a Feira do Empreendedorismo.
Colocando os alunos para enfrentar desafios e testar suas habilidades matemáticas foram realizadas as provas: OBMEP, 2ª Olimpíada de matemática (instituto Alunos Brilhantes) e o Simulado interno (8º. e 9º.anos). Lembramos ainda das Gincanas mensais de matemática.
Além de tudo isso, para colocar o aluno como protagonista do conhecimento foram realizados os Seminários do outono e houve a participação do 8º A na Feira das frutas, hortaliças e negócios do campo.
Algumas palestras nortearam temas de interesse dos alunos ampliando suas possibilidades de aprendizagem: “Rumo ao ensino médio e técnico” com André justo; “ Ensino Médio : Você sabe o que vem pela frente?” com Benedito Donisete Bueno da Silva (9ºs Anos) e a palestra da ONG “Fraternidade sem fronteiras” com Joyce Simões e Criseide Ferro Chaga (8ºA).
O Campeonato Inter-VALE mobilizou os alunos do Fundamental I durante os recreios e a Festa Junina “Violas e violeiros” animou os alunos com suas apresentações e o Festival de quadrilhas do Fundamental 2.
Os alunos do Fundamental 2 foram incentivados com a entrega do Certificado ESCALA ++ àqueles que não ficaram de recuperação e não apresentam queixas comportamentais , assim como os alunos que se destacam por iniciativas e ideias apresentadas ou superações receberam o destaque ESCALA D+. E ainda as turmas do 7o. B e 6ºC foram congratuladas pelo excelente desempenho do grupo, com o prêmio “De 1ª Classe”.
Quanta produção!!! Vale destacar também tudo aquilo que não pudemos expressar aqui que são as construções diárias acontecidas no calor da sala de aula enquanto os conteúdos se desenvolvem em forma de exercícios, conversas, debates, reflexões, comentários, contações, exemplicações, avaliações, entre tantas outras ações.
E agora temos certeza de que o semestre que aponta será tão rico e proveitoso como foi o primeiro. Muitas aprendizagens nos aguardam...
Agradecemos mais uma vez a confiança e o apoio frequente dos senhores para com a nossa equipe e trabalho.
Equipe do Colégio ESCALA
Retornamos às aulas hoje com grande alegria e entusiasmo por receber nossos estudantes de volta preenchendo nossa escola com suas vozes, movimentos, questionamentos, ações, dúvidas, risos e todas as outras formas de expressão que carregam.
Começamos o ano letivo em janeiro, colocando nossa equipe para estudar a BNCC e iniciar sua aplicação no cotidiano escolar.
A BNCC veio complementar o pensamento filosófico e pedagógico do Colégio, uma vez que busca garantir a formação de cidadãos críticos, criativos, participativos, responsáveis, capazes de se comunicar, lidar com as próprias emoções e propor soluções para os problemas e desafios.
Complementando nossos estudos iniciamos, em janeiro, também, ensinamentos para implantar em nossa escola a prática das Metodologias ativas, que se constituem em alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino-aprendizagem nos aprendizes, envolvendo-os na aquisição de conhecimento por descoberta, por investigação ou resolução de problemas. No 1º. Bimestre focamos a metodologia no Fundamental 2. Trabalhamos com as salas em duplas, trios ou grupos, pois sabemos que as possibilidades de troca, colaboração, coprodução e compartilhamento entre as pessoas com habilidades diferentes e objetivos comuns traz inúmeras oportunidades de ampliar as aprendizagens. No 2º Bimestre, os professores experimentaram aulas invertidas, nas quais os estudantes acessam materiais e fazem pesquisa em casa e realizam atividades de aprofundamento, debates e aplicação em sala de aula. Agora no 3º. Bimestre aplicaremos algumas aulas de TBL (aprendizagem baseada em times) trabalhando as propostas em grupos que se reúnem, discutem, procurando chegar a um consenso, tudo isso com as intervenções dos professores.
Ao olharmos para o 1º Semestre de 2019 vemos quanta obra foi realizada e nos fartamos de contentamento por entregar toda essa produção aos alunos e corresponder às expectativas dos senhores pais, que confiam em nossa proposta pedagógica.
Logicamente toda essa produção não seria possível sem a atuação diária e envolvimento dos nossos professores e demais colaboradores.
Hoje, ao iniciarmos o 2º semestre e toda a sua programação escolar gostaríamos de recordar algumas das realizações acontecidas. Começamos com as reuniões com pais para apresentação da nossa equipe e nosso plano de trabalho. Introduzimos a aula de Robótica com sucatas (“Engenhos e engenhocas”) em nossa programação, assim como o Projeto “Pensamento e ação” que tem levado os alunos a pensar e refletir sobre temas do cotidiano, filosofando, criando novas ideias e promovendo mudanças e transformações no meio em que vivem.
No Carnaval incentivamos nossos alunos a refletir sobre as “Fake News” analisando sobre as verdades e mentiras produzidas pela mídia e a responsabilidade de produzir e reproduzir conteúdos falsos. Aprendizagem e conteúdo atual e da área das práticas de linguagem de Língua Portuguesa. Nenhum projeto é feito aqui sem objetivo ou planejamento pedagógico.
Alguns estudos do meio foram realizados visando ampliar os pontos de aprendizagem levando os alunos para outros territórios de aprendizagem: Tour por Indaiatuba( 3º anos), Fazenda Ituau- Salto (2º), Fábrica Toyota- Sorocaba (5ºA ), Fazenda Nossa Senhora da Conceição- Jundiaí (4º A-B), Peça “O fantasma da Ópera”- São Paulo (6º e 7º), Visita à FIEC (8A).Saindo mais uma vez da escola para uma noite de reflexões aconteceu o XVII Luau com o tema “Onde você guarda os seus olhos”, momento para valorização da busca de diversidade de saberes e vivências existenciais.
No trabalho de Alfabetização Emocional foi realizada a Páscoa solidária com a temática “ Faça o bem e olhe a quem” ( almoço do BEM) apoiando a AFASFA, a Homenagem às Mães “Mãe: tesouro maior”, o lançamento da Campanha “Garrafas ao Mar” no intuito de arrecadar fundos para enviar à Moçambique, na África e a Campanha do Agasalho para a FUNSSOL.
Para incentivar a leitura e o interesse pela linguagem aconteceu a “Campanha de doação livros biblioteca”, a Vivência literária com troca de livros e ainda o Projeto “Uma história, muitos finais” (1ºs anos), a entrega da Coletânea de Poesias aos pais e alunos do 7º. A e B, as visitas semanais à Biblioteca, “Concurso de causos” na Festa Junina e o trabalho de reforço do Clube leitura e escrita.
Pensando em incentivar o cuidado com o meio ambiente e a consciência ecológica, o colégio incentivou a Campanha de arrecadação de lacres visando a doação de uma cadeira de rodas e a continuidade do Projeto “Patrulheiros da limpeza” feito durante os recreios.
No aspecto da formação global e valorização da cidadania crítica e responsável houve a eleição dos Representantes de classe, o trabalho com Educação Financeira e a Feira do Empreendedorismo.
Colocando os alunos para enfrentar desafios e testar suas habilidades matemáticas foram realizadas as provas: OBMEP, 2ª Olimpíada de matemática (instituto Alunos Brilhantes) e o Simulado interno (8º. e 9º.anos). Lembramos ainda das Gincanas mensais de matemática.
Além de tudo isso, para colocar o aluno como protagonista do conhecimento foram realizados os Seminários do outono e houve a participação do 8º A na Feira das frutas, hortaliças e negócios do campo.
Algumas palestras nortearam temas de interesse dos alunos ampliando suas possibilidades de aprendizagem: “Rumo ao ensino médio e técnico” com André justo; “ Ensino Médio : Você sabe o que vem pela frente?” com Benedito Donisete Bueno da Silva (9ºs Anos) e a palestra da ONG “Fraternidade sem fronteiras” com Joyce Simões e Criseide Ferro Chaga (8ºA).
O Campeonato Inter-VALE mobilizou os alunos do Fundamental I durante os recreios e a Festa Junina “Violas e violeiros” animou os alunos com suas apresentações e o Festival de quadrilhas do Fundamental 2.
Os alunos do Fundamental 2 foram incentivados com a entrega do Certificado ESCALA ++ àqueles que não ficaram de recuperação e não apresentam queixas comportamentais , assim como os alunos que se destacam por iniciativas e ideias apresentadas ou superações receberam o destaque ESCALA D+. E ainda as turmas do 7o. B e 6ºC foram congratuladas pelo excelente desempenho do grupo, com o prêmio “De 1ª Classe”.
Quanta produção!!! Vale destacar também tudo aquilo que não pudemos expressar aqui que são as construções diárias acontecidas no calor da sala de aula enquanto os conteúdos se desenvolvem em forma de exercícios, conversas, debates, reflexões, comentários, contações, exemplicações, avaliações, entre tantas outras ações.
E agora temos certeza de que o semestre que aponta será tão rico e proveitoso como foi o primeiro. Muitas aprendizagens nos aguardam...
Agradecemos mais uma vez a confiança e o apoio frequente dos senhores para com a nossa equipe e trabalho.
Equipe do Colégio ESCALA




Posts Relacionados


Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Equipe ESCALA replaneja o 2° semestre e recebe alunos hoje

Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates
