
ESCALADA DO CONHECIMENTO- CONCURSO DE BOLSAS E DESCONTOS
Compartilhe
REGULAMENTO AOS INTERESSADOS:
CAPÍTULO I – DO OBJETO
Art. 1º- A ESCALADA do Conhecimento é um Concurso de Bolsas e descontos organizado pelo Colégio ESCALA que tem por objetivos:
- incentivar os estudos e a ampliação do conhecimento dos alunos;
- integrar alunos de várias escolas,
- avaliar habilidades cognitivas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História do currículo do Ensino Fundamental I-II,
- premiar os melhores alunos como forma de incentivo aos estudos, com certificado (alunos que se destacarem) e concessão de descontos e/ou Bolsas de estudos;
Nesse contexto, podem participar alunos de todas as escolas públicas e particulares do município de Indaiatuba de acordo com as seguintes categorias definidas:
- Categoria I – Alunos matriculados no Pré (vão para o 1º ano em 2021).
- Categoria II – Alunos matriculados no 1.º ano (vão para o 2º ano em 2021)
- Categoria III– Alunos matriculados no 2.º ano (vão para o 3º ano em 2021).
- Categoria IV – Alunos matriculados no 3.º ano (vão para o 4º ano em 2021).
- Categoria V – Alunos matriculados no 4.º ano (vão para o 5º ano em 2021).
- Categoria VI – Alunos matriculados no 5.º ano (vão para o 6º ano em 2021).
- Categoria VII– Alunos matriculados no 6.º ano (vão para o 7º ano em 2021).
- Categoria VIII – Alunos matriculados no 7.º ano (vão para o 8º ano em 2021).
CAPÍTULO II – DA Participação
Art. 2º -Podem participar do ESCALADA DO CONHECIMENTO alunos regularmente matriculados e cursando a Educação Infantil e ensino fundamental (Pré º. ao 7º ano) em qualquer escola pública ou privada, cadastradas pelo MEC, até a data máxima de inscrição.
CAPÍTULO III – Do cronograma
Art. 3º- A organização das inscrições e da prova do concurso estão assim definidas:
Organograma |
Datas e prazos |
Número de questões |
Horário |
Local |
INSCRIÇÕES |
08/09 a 03/11 |
xxxxxx |
xxxxxx |
Secretaria do Colégio ESCALA- de forma online |
Prova- Fundamental 1 |
07/11(sábado) |
20 |
10h |
de forma PRESENCIAL |
Prova- Fundamental 2 |
07/11(sábado) |
30 |
8h |
de forma PRESENCIAL |
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS |
16/11 |
xxxxxx |
16h |
Site |
ENTREGA DOS CERTIFICADOS |
16/11 |
xxxx |
16h |
Escola ( nas dependências do Colégio- a organizar) |
CAPÍTULO IV– DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Art. 4º- Seguir os critérios do capítulo 2 e 3. A inscrição pode ser feita de forma online.
CAPÍTULO V– DA APLICAÇÃO DA PROVA:
Art. 5º- Durante a realização das provas não poderão ser utilizadas calculadoras e/ou celulares ou outros instrumentos que facilitem a resposta ;
Art. 6º- No Fundamental 1 (Pré e 1º. ano) a Prova será composta por atividades lúdicas;
No Fundamental 1 (3º.-4º.-5os anos) a Prova será composta por 20 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de Língua Portuguesa e Matemática + 1 Redação
Art. 7º- No Fundamental 2 (7º e 8º. Anos) a Prova composta por 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História do currículo do Ensino Fundamental II + 1 Redação. Os conteúdos de cada disciplina estarão disponibilizados aqui abaixo e na ficha de inscrição;
O Colégio ESCALA será responsável pela elaboração da prova. A correção será realizada pelos professores do Colégio ESCALA e os resultados serão postados no site da escola: www.colegioescala.com.br
CAPÍTULO VI– DAS VAGAS
Art. 8º- A maioria das vagas são para o período da TARDE. Havendo vagas remanescentes no período da manhã, certamente encaixaremos os alunos, porém o percentual de desconto é menor para o turno matutino.
CAPÍTULO VII– DOS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS:
Art. 9º. Atentem aos conteúdos que serão exigidos nas provas:
Conteúdos- 1º. Ano (Avaliação em forma de jogos) PORTUGUÊS
· Escrita do nome ( primeiro nome)- letra bastão e cursiva · Nomear objetos · Leitura e escrita de palavras com as sílabas simples · Contar histórias oralmente- pronúncia correta das palavras · Exercícios de percepção visual, auditiva, tátil, temporal e espacial · Escrita espontânea
MATEMÁTICA · Figuras geométricas ( quadrado, círculo, triângulo e retângulo) · Desafios cognitivos ( problemas) · Semelhanças e diferenças entre objetos · Equivalência · Repetição de um modelo dado · Grafar e quantificar objetos ( até 20) · Agrupar objetos (conjuntos) · Pertence e não pertence · Antecessores e sucessores ( até 20) · Formar pares
|
Conteúdos -2ºS Anos PORTUGUÊS · Leitura e escrita de palavras, frases e textos; · Uso da ortografia correta; · Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) · Reprodução de histórias; · Nomeação de figuras diversas; · Interpretação de pequenos textos.
MATEMÁTICA · Figuras geométricas ( quadrado, círculo, triângulo e retângulo) · Desafios cognitivos ( problemas) · Equivalência · Grafar e quantificar objetos ( até 50) · Agrupar objetos (conjuntos) · Pertence e não pertence · Antecessores e sucessores (até 50) · Unidade e dezena; · Operações e problemas envolvendo adição e subtração · Composição e decomposição de números;
|
Conteúdos -3ºS Anos
PORTUGUÊS · Leitura e escrita de palavras, frases e textos; · Uso da ortografia correta; · Reprodução de histórias; · Interpretação de pequenos textos.
MATEMÁTICA
· Os números em minha vida ( 0 a 150) · Desafios cognitivos; · Coleções e agrupamentos; · Números pares e ímpares; · Sinais de igualdade e desigualdade (= e ¹), maior e menor(< e >); · Ordem crescente e decrescente; · A centena; · Horas inteiras e meias; · Calendário – ano / meses / dias;
|
Conteúdos -4ºS Anos
PORTUGUÊS
§ Alfabeto e ordem alfabética; § Separação de sílabas; § Adjetivos; § Substantivos: comum e próprio, masculino e feminino; § Artigos: masculino/feminino, singular/plural. § Iniciais maiúsculas; § Leitura e interpretação de textos; § Produção de textos; § Encontros consonantais.
MATEMÁTICA · Números pares e números ímpares; · Ordem dos números naturais – crescente e decrescente; · Sucessor e antecessor; · Numeração ordinal; · Composição, decomposição e leitura de números. · Aplicação das 4 operações básicas em contas e problemas § Horas inteiras e meias; § Calendário – ano / meses / dias.
|
Conteúdos -5ºS Anos PORTUGUÊS
§ Separação de sílabas; § Adjetivos; § Substantivos: comum e próprio, masculino e feminino; § Artigos: masculino/feminino, singular/plural; § Números de sílabas e sílaba tônica; § Pontuação expressiva; § Iniciais maiúsculas; § Leitura e interpretação de textos; § Produção de textos; § Dígrafos e encontros consonantais.
MATEMÁTICA
· Números pares e números ímpares; · Ordem dos números naturais – crescente e decrescente; · Sucessor e antecessor; · Numeração ordinal; · Composição, decomposição e leitura de números. · Aplicação das 4 operações básicas em contas e problemas § Horas e minutos; § Dia da semana; § Mês e o ano; § Números até 10.000
|
PORTUGUÊS § Números de sílabas e sílaba tônica e classificação (oxítona, paroxítona e proparoxítona) § Adjetivos; § Substantivos: comum e próprio, masculino e feminino; § Artigos: masculino/feminino, singular/plural. § Pontuação expressiva; § Leitura e interpretação de textos; § Produção de textos; § Dígrafos e encontros consonantais; § Verbos –modo indicativo
MATEMÁTICA
· Ordem dos números naturais – crescente e decrescente; · Sucessor e antecessor; · Numeração ordinal; · Composição, decomposição e leitura de números. · Aplicação das 4 operações básicas em contas e problemas § Horas e minutos; § O mês e o ano; · Frações · Porcentagem
|
7ºS anos- 24/10/2020 – 8h (Sábado)
PORTUGUÊS a) Gramática: ● Sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona ● Substantivos; ● Adjetivos; ● Artigo; ● Verbos- modo indicativo ● Encontros vocálicos e consonantais; ● Pontuação; ● Ortografia: uso do G/J, GE/GI, GUE/GUI,MAS/MAIS,S/Z, uso do X e CH, uso do por que, porque, por quê, uso do ão/am
b) Produção de texto c) Interpretação de textos e vocabulário;
● As quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) – resolução de contas e problemas ● Medidas: tempo; ● Medida de comprimento; ● Medida de grandeza massa e capacidade; ● Dinheiro – cédulas e moedas; ● Frações (leitura e comparação de frações) ● Geometria: Formas geométricas espaciais ou sólidos geométricos/ Simetria ● Figuras simétrica e eixos/ Polígonos; HISTÓRIA ● Descobrimento do Brasil ● As grandes navegações ● A colonização do Brasil ● Os jesuítas ● Os indígenas ● A escravidão no Brasil GEOGRAFIA
● Brasil- Estados e capitais; ● Interpretação de mapas – Mapa mundi e do Brasil; ● Pontos cardeais e colaterais; ● O Brasil e suas características: paisagens, mistura dos povos e problemas sociais; ● As regiões brasileiras
CIÊNCIAS ● Biomas brasileiros; ● Preservação dos ecossistemas; ● Meio ambiente; ● Desgate do solo.
|
8ºS anos -24/10/2020 – 8h (Sábado)
PORTUGUÊS a) Gramática: ● Sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona ● Substantivos: gêneros, número, flexão ● Adjetivos: gêneros, número, flexão ● Artigo; ● Verbos- conjugação, flexão(número, pessoa, modo e tempo-indicativo ● Acentuação ● Pontuação; ● Ortografia: uso do G/J, GE/GI, GUE/GUI,MAS/MAIS,S/Z, uso do X e CH, uso do por que, porque, por quê, uso do ão/am
b) Produção de texto c) Interpretação de textos e vocabulário;
MATEMÁTICA
● As quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) – resolução de contas e problemas ● Expressões numéricas e resolução de problemas; ● Potência e raiz quadrada HISTÓRIA
● O que a história estuda?; ● O tempo histórico; ● Divisão da história; ● Os primeiros hominídeos; ● Caçadores e coletores; ● Agricultores e pastores; ● Da aldeia às cidades; ● Interpretação de mapas
GEOGRAFIA
● A população brasileira; ● a formação do povo brasileiro; ● Distribuição da população; ● Trabalho, consumo e sociedade; ● O Brasil rural; ● Interpretação de mapas;
CIÊNCIAS · Meio ambiente e ecologia; · A água (estado físico, propriedades); · O corpo humano, sistema e órgãos.
|
CAPÍTULO VIII– DOS DESCONTOS A SEREM CONCEDIDOS:
Art. 10º- Todos os participantes ganharão descontos na mensalidade de 2021 do Colégio ESCALA ( entre 20% e 100% conforme resultados das provas)
CAPÍTULO IX– DA APURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Art. 11º- A apuração dos resultados será feita mediante correção das provas de múltipla escolha mais a redação.
Art. 12º. Servirá, como critério para desempate, o número de pontos obtidos na Redação de Língua Portuguesa.
Art. 13º- Caso persista o empate, o critério será o aluno de menor idade em cada categoria. Persistindo empate verifica-se se o estudante é da escola pública.
Art. 14º. A divulgação do resultado será feita no dia 16/11 pelo site do Colégio ESCALA www.colégioescala.com.br
CAPÍTULO X- DA ENTREGA DOS CERTIFICADOS
Art. 15º- A entrega dos certificados será no dia 16/11 nas dependências do Colégio ESCALA (formato a organizar).
Teremos alegria em recebê-los!!! |



Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Concurso de Bolsas e descontos 2022
