clear
  • Home
  • História
  • Blog
  • Níveis de Ensino
  • Proposta Pedagógica
  • ESCALA Maior
  • Educação Em Grande Escala
  • Fotos de Eventos
  • Vídeos
  • Depoimentos
  • Contato
clear
Logo de Colégio Escala - Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II
  • Home
  • História
  • Blog
  • Níveis de Ensino
  • Proposta Pedagógica
    • 1 - Neste Colégio é Imprescindível...
    • 2 - Visão Filosófica e Psicológica Atualizada
    • 4 - Equipe de Profissionais Criativos e Responsáveis
  • ESCALA Maior
    • Aulas de Reforço
    • Clube da Escrita
    • Coaching para Estudantes
    • Escola de Pais
    • Lazer e Cia
  • Educação Em Grande Escala
  • Fotos de Eventos
  • Vídeos
    • Vídeos de Eventos
  • Depoimentos
  • Contato
Logo de Colégio Escala - Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II
  • Home
  • História
  • Blog
  • Níveis de Ensino
  • Proposta Pedagógica
    • 1 - Neste Colégio é Imprescindível...
    • 2 - Visão Filosófica e Psicológica Atualizada
    • 4 - Equipe de Profissionais Criativos e Responsáveis
  • ESCALA Maior
    • Aulas de Reforço
    • Clube da Escrita
    • Coaching para Estudantes
    • Escola de Pais
    • Lazer e Cia
  • Educação Em Grande Escala
  • Fotos de Eventos
  • Vídeos
    • Vídeos de Eventos
  • Depoimentos
  • Contato

ESCALADA DO CONHECIMENTO- CONCURSO DE BOLSAS E DESCONTOS

09/09/2020

Compartilhe

 

REGULAMENTO AOS INTERESSADOS:

CAPÍTULO I – DO OBJETO

Art. 1º- A ESCALADA do Conhecimento é um Concurso de Bolsas e descontos organizado pelo Colégio ESCALA que tem por objetivos:

- incentivar os estudos e a ampliação do conhecimento dos alunos;

- integrar alunos de várias escolas,

- avaliar habilidades cognitivas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História do currículo do Ensino Fundamental I-II,

- premiar os melhores alunos como forma de incentivo aos estudos, com certificado (alunos que se destacarem) e concessão de descontos e/ou Bolsas de estudos;

Nesse contexto, podem participar alunos de todas as escolas públicas e particulares do município de Indaiatuba de acordo com as seguintes categorias definidas:

  • Categoria I – Alunos matriculados no Pré (vão para o 1º ano em 2021).
  • Categoria II – Alunos matriculados no 1.º ano (vão para o 2º ano em 2021)
  • Categoria III– Alunos matriculados no 2.º ano (vão para o 3º ano em 2021).
  • Categoria IV – Alunos matriculados no 3.º ano (vão para o 4º ano em 2021).
  • Categoria V – Alunos matriculados no 4.º ano (vão para o 5º ano em 2021).
  • Categoria VI – Alunos matriculados no 5.º ano (vão para o 6º ano em 2021).
  • Categoria VII– Alunos matriculados no 6.º ano (vão para o 7º ano em 2021).
  • Categoria VIII – Alunos matriculados no 7.º ano (vão para o 8º ano em 2021).

CAPÍTULO II – DA Participação

Art. 2º -Podem participar do ESCALADA DO CONHECIMENTO alunos regularmente matriculados e cursando a Educação Infantil e  ensino fundamental (Pré º. ao 7º ano) em qualquer escola pública ou privada, cadastradas pelo MEC, até a data máxima de inscrição.

 

CAPÍTULO III – Do cronograma

Art. 3º- A organização das inscrições e da prova do concurso estão assim definidas:

Organograma

Datas e prazos

Número de questões

Horário

Local

INSCRIÇÕES

08/09  a 03/11

xxxxxx

xxxxxx

Secretaria do Colégio ESCALA- de forma online

Prova- Fundamental 1

07/11(sábado)

20

10h

de forma PRESENCIAL

Prova- Fundamental 2

07/11(sábado)

30

8h

de forma PRESENCIAL

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

16/11

xxxxxx

16h

Site

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

16/11

xxxx

16h

Escola ( nas dependências do Colégio- a organizar)

 

CAPÍTULO IV– DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Art. 4º- Seguir os critérios do capítulo 2 e 3. A inscrição pode ser feita de forma online.

 

CAPÍTULO V– DA APLICAÇÃO DA PROVA:

Art. 5º-  Durante a realização das provas não poderão ser utilizadas calculadoras e/ou celulares ou outros instrumentos que facilitem a resposta ;

 

Art. 6º- No Fundamental 1 (Pré e 1º. ano)  a Prova será composta por atividades lúdicas;

 

No Fundamental 1 (3º.-4º.-5os anos)  a Prova será composta por 20 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de Língua Portuguesa e  Matemática + 1 Redação

 

Art. 7º- No Fundamental 2 (7º e 8º. Anos) a Prova composta por 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História do currículo do Ensino Fundamental II + 1 Redação.  Os conteúdos de cada disciplina  estarão disponibilizados aqui abaixo e na ficha de inscrição;

O Colégio ESCALA  será responsável pela elaboração da prova. A correção será realizada pelos professores do Colégio ESCALA e os resultados serão postados no site da escola: www.colegioescala.com.br

 

CAPÍTULO VI–  DAS VAGAS

Art. 8º- A maioria das vagas são para o período da TARDE. Havendo vagas remanescentes no período da manhã, certamente encaixaremos os alunos, porém o percentual de desconto é menor para o turno matutino.

 

CAPÍTULO VII–  DOS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS:

Art. 9º. Atentem aos conteúdos que serão exigidos nas provas:

        Conteúdos- 1º. Ano (Avaliação em forma de jogos)

PORTUGUÊS

 

·         Escrita do nome ( primeiro nome)- letra bastão e cursiva

·         Nomear objetos

·         Leitura  e escrita de palavras  com as sílabas simples

·         Contar histórias oralmente- pronúncia correta das palavras

·         Exercícios de percepção visual, auditiva, tátil, temporal e espacial

·         Escrita espontânea

 

MATEMÁTICA

·         Figuras geométricas ( quadrado, círculo, triângulo e retângulo)

·         Desafios cognitivos ( problemas)

·         Semelhanças e diferenças entre objetos

·         Equivalência

·         Repetição de um modelo dado

·         Grafar e quantificar objetos ( até 20)

·         Agrupar objetos (conjuntos)

·         Pertence e não pertence

·         Antecessores e sucessores ( até 20)

·         Formar pares

 

 

 

Conteúdos -2ºS Anos

PORTUGUÊS

·         Leitura e escrita de palavras, frases e textos;

·         Uso da ortografia correta;

·         Alfabeto (maiúsculo e minúsculo)

·         Reprodução de histórias;

·         Nomeação de figuras diversas;

·         Interpretação de pequenos textos.

 

MATEMÁTICA

·         Figuras geométricas ( quadrado, círculo, triângulo e retângulo)

·         Desafios cognitivos ( problemas)

·         Equivalência

·         Grafar e quantificar objetos ( até 50)

·         Agrupar objetos (conjuntos)

·         Pertence e não pertence

·         Antecessores e sucessores (até 50)

·         Unidade e dezena;

·         Operações e problemas envolvendo adição e subtração

·         Composição e decomposição de números;

 

 

Conteúdos -3ºS Anos

 

PORTUGUÊS

·         Leitura e escrita de palavras, frases e textos;

·         Uso da ortografia correta;

·         Reprodução de histórias;

·         Interpretação de pequenos textos.

 

MATEMÁTICA

 

·         Os números em minha vida ( 0 a 150)

·         Desafios cognitivos;

·         Coleções e agrupamentos;

·         Números pares e ímpares;

·         Sinais de igualdade e desigualdade (= e ¹), maior e menor(< e >);

·         Ordem crescente e decrescente;

·         A centena;

·         Horas inteiras e meias;

·         Calendário – ano / meses / dias;

 

 

 

Conteúdos -4ºS Anos

 

PORTUGUÊS

 

§  Alfabeto e ordem alfabética;

§  Separação de sílabas;

§  Adjetivos;

§  Substantivos: comum e próprio, masculino e feminino;

§  Artigos: masculino/feminino, singular/plural.

§  Iniciais maiúsculas;

§  Leitura e interpretação de textos;

§  Produção de textos;

§  Encontros consonantais.

 

MATEMÁTICA

·         Números pares e números ímpares;

·         Ordem dos números naturais – crescente e decrescente;

·         Sucessor e antecessor;

·         Numeração ordinal;

·         Composição, decomposição e leitura de números.

·         Aplicação das 4 operações básicas em contas e problemas

§  Horas inteiras e meias;

§  Calendário – ano / meses / dias.

 

 

 

Conteúdos -5ºS Anos

PORTUGUÊS

 

§  Separação de sílabas;

§  Adjetivos;

§  Substantivos: comum e próprio, masculino e feminino;

§  Artigos: masculino/feminino, singular/plural;

§  Números de sílabas e sílaba tônica;

§  Pontuação expressiva;

§  Iniciais maiúsculas;

§  Leitura e interpretação de textos;

§  Produção de textos;

§  Dígrafos e encontros consonantais.

 

MATEMÁTICA

 

·         Números pares e números ímpares;

·         Ordem dos números naturais – crescente e decrescente;

·         Sucessor e antecessor;

·         Numeração ordinal;

·         Composição, decomposição e leitura de números.

·         Aplicação das 4 operações básicas em contas e problemas

§  Horas e minutos;

§  Dia da semana;

§  Mês e o ano;

§  Números até 10.000

 

 

 

PORTUGUÊS

§  Números de sílabas e sílaba tônica e classificação (oxítona, paroxítona e proparoxítona)

§  Adjetivos;

§  Substantivos: comum e próprio, masculino e feminino;

§  Artigos: masculino/feminino, singular/plural.

§  Pontuação expressiva;

§  Leitura e interpretação de textos;

§  Produção de textos;

§  Dígrafos e encontros consonantais;

§  Verbos –modo indicativo

 

MATEMÁTICA

 

·         Ordem dos números naturais – crescente e decrescente;

·         Sucessor e antecessor;

·         Numeração ordinal;

·         Composição, decomposição e leitura de números.

·         Aplicação das 4 operações básicas em contas e problemas

§  Horas e minutos;

§  O mês e o ano;

·         Frações

·         Porcentagem

 

 

 

7ºS anos- 24/10/2020 – 8h (Sábado) 

 

PORTUGUÊS

a) Gramática:

●     Sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona

●     Substantivos;

●     Adjetivos;

●     Artigo;

●     Verbos- modo indicativo

●     Encontros vocálicos e consonantais;

●     Pontuação;

●     Ortografia: uso do G/J, GE/GI, GUE/GUI,MAS/MAIS,S/Z, uso do X e CH, uso do por que, porque, por quê, uso do ão/am

 

b) Produção de texto

c) Interpretação de textos e vocabulário;

 

●  As quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) – resolução de contas e problemas

●  Medidas: tempo;

●  Medida de comprimento;

●  Medida de grandeza massa e capacidade;

●  Dinheiro – cédulas e moedas;

●  Frações (leitura e comparação de frações)

●  Geometria: Formas geométricas espaciais ou sólidos geométricos/ Simetria

●  Figuras simétrica e eixos/ Polígonos;

HISTÓRIA

●  Descobrimento do Brasil

●  As grandes navegações

●  A colonização do Brasil

●  Os jesuítas

●  Os indígenas

●  A escravidão no Brasil

GEOGRAFIA

 

●  Brasil- Estados e capitais;

●  Interpretação de mapas – Mapa mundi e do Brasil;

●  Pontos cardeais e colaterais;

●  O Brasil e suas características: paisagens, mistura dos povos e problemas sociais;

●  As regiões brasileiras

 

CIÊNCIAS

●  Biomas brasileiros;

●  Preservação dos ecossistemas;

●  Meio ambiente;

●  Desgate do solo.

 

 

8ºS anos -24/10/2020 – 8h (Sábado) 

 

   PORTUGUÊS

a) Gramática:

●     Sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona

●     Substantivos: gêneros, número, flexão

●     Adjetivos: gêneros, número, flexão

●     Artigo;

●     Verbos- conjugação, flexão(número, pessoa, modo e tempo-indicativo

●     Acentuação

●     Pontuação;

●     Ortografia: uso do G/J, GE/GI, GUE/GUI,MAS/MAIS,S/Z, uso do X e CH, uso do por que, porque, por quê, uso do ão/am

 

b) Produção de texto

c) Interpretação de textos e vocabulário;

 

MATEMÁTICA

 

●  As quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) – resolução de contas e problemas

●  Expressões numéricas e resolução de problemas;

●  Potência e raiz quadrada

HISTÓRIA

 

●  O que a história estuda?;

●  O tempo histórico;

●  Divisão da história;

●  Os primeiros hominídeos;

●  Caçadores e coletores;

●  Agricultores e pastores;

●  Da aldeia às cidades;

●  Interpretação de mapas

 

GEOGRAFIA

 

●  A população brasileira;

●  a formação do povo brasileiro;

●  Distribuição da população;

●  Trabalho, consumo e sociedade;

●  O Brasil rural;

●  Interpretação de mapas;

 

CIÊNCIAS

·    Meio ambiente e ecologia;

·    A água (estado físico, propriedades);

·    O corpo humano, sistema e órgãos.

 

 

 

 

CAPÍTULO VIII–  DOS DESCONTOS A SEREM CONCEDIDOS:

Art. 10º- Todos os participantes ganharão descontos na mensalidade de 2021 do Colégio ESCALA ( entre 20% e 100% conforme resultados das provas)

 

CAPÍTULO IX–  DA APURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 11º- A apuração  dos resultados será feita mediante correção das provas de múltipla escolha mais a redação.

 Art. 12º.  Servirá, como critério para desempate, o número de pontos obtidos na Redação de  Língua Portuguesa.

 Art. 13º- Caso persista o empate, o critério será o aluno de menor idade em cada categoria. Persistindo empate verifica-se se o estudante é da escola pública.

  Art. 14º.  A divulgação do resultado será feita no dia 16/11 pelo site do Colégio ESCALA www.colégioescala.com.br

 

CAPÍTULO X- DA ENTREGA DOS CERTIFICADOS

Art. 15º- A entrega dos certificados  será no dia 16/11 nas dependências do Colégio ESCALA  (formato a organizar).

 

                               Teremos alegria em recebê-los!!!

 

 

 

 

 

Foto ESCALA DO CONHECIMENTO- CONCURSO DE BOLSAS E DESCONTOS - Imagem 0

Posts Relacionados
Para a solidariedade eu peço Bis!”   Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Para a solidariedade eu peço Bis!”  Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Concurso de Bolsas e descontos 2022

Concurso de Bolsas e descontos 2022

Aqui os alunos não perderam tempo

Aqui os alunos não perderam tempo

ESCALA retoma as aulas com  segurança e limite de alunos

ESCALA retoma as aulas com segurança e limite de alunos

Planejamento, conectividade, avaliação e tecnologia

Planejamento, conectividade, avaliação e tecnologia

Nova oportunidade. Não percam!!

Nova oportunidade. Não percam!!

Instagram @colegioescalaoficial

Destaques

  • dia-dos-pais
  • feira-do-empreendedorismo
  • eleicoes-do-prefeito-da-vila
  • dia-das-maes

Informações

  • 19 38851625 - 39347186 - 38011160
  • colegioescala@uol.com.br
  • Jardim da Infância Carrossel S/C Ltda
  • GOSTOU? ENTRE EM CONTATO

Social

Facebook