
ESCALA investe em educação física para promover consciência corporal
Compartilhe
As aulas de Educação Física fazem parte do desenvolvimento global dos alunos, integrando todas as habilidades do ser humano: intelectual, física, mental, social e cultural. Além dos aspectos acadêmicos, é preciso expandir na escola a capacidade do aluno de lidar com o próprio corpo e a promoção do bem-estar. É com base nesse propósito, que o Colégio ESCALA vem trabalhando de maneira mais enfática as aulas de educação física.
Segundo a assessora pedagógica Maria Rosângela Silva, as aulas são planejadas semanalmente visando despertar o autoconhecimento corporal e as percepções sensoriais. “As aulas de educação física são tão importantes quanto as demais disciplinas. Não é só uma brincadeira, só um jogo, na verdade, o aluno ao realizar a proposta é levado a uma concepção cognitiva e uma aprendizagem corporal daquele exercício, se conhecendo mais e melhor através dele. Lembrando que o professor é um mediador para que o aluno tenha um a interiorização completa do exercício realizado. ”
No Colégio ESCALA a Educação Corporal é levada muito a sério, especialmente no momento atual em que os alunos têm se distanciado cada vez mais da natureza e dos espaços abertos. Daí cabe à escola ser ambiente estimulante para que o corpo seja percebido e cuidado. Unindo os aspectos corpóreos e mentais é possível formar “consciência” a partir de estímulos que mudam as estruturas mentais.
Dois projetos neste 2º bimestre acrescentam estímulos aos estudantes: Inter-Vale com os alunos do Fundamental I e o Calculando o meu bem-estar aplicado às turmas do Fundamental II. “São dois projetos muito importantes, atrativos e com recursos diferenciados, estimulando os alunos a explorarem com mais profundidade o seu próprio corpo”, comenta a assessora.
O Inter-Vale é uma competição com turmas mistas que será realizada no intervalo das aulas das turmas do 2° ao 5° ano. A ideia é estimular a ludicidade e o intercâmbio entre as classes.
O projeto Calculando o meu bem-estar é desenvolvido com os alunos do 6° ao 9° ano e tem a finalidade de promover saúde e estímulos saudáveis entre os adolescentes com a prática de exercícios e boa alimentação. O projeto será feito junto à disciplina de matemática já que serão usados medidas e cálculos para apurar os resultados corpóreos dos alunos. As medidas serão registradas mensalmente em uma tabela e, posteriormente analisadas no último bimestre para saber a evolução de cada um.
Para a assessora do Colégio, os projetos são de extrema importância “eu espero que possamos mostrar aos nossos alunos um caminho saudável estimulando o bem-estar”, conclui.



