
Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial
Compartilhe



Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial
A necessidade de aprender na prática faz do laboratório escolar o lugar preferido dos alunos. É nesse ambiente que os estudantes realizam experiências e fazem descobertas incríveis. No Colégio ESCALA, as aulas práticas laboratoriais de ciências estão cada vez mais interessantes e participativas.
O principal objetivo das aulas de laboratório é desenvolver a capacidade de observação, a análise e compreensão de sistemas e técnicas de ciências. Segundo a professora Raquel Cintra, os laboratórios configuram como o espaço que tornará a aprendizagem mais dinâmica e significativa, que estimulará a construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e motoras”.
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as atividades práticas desenvolvidas como investigação podem aproximar o ensino de Ciências do trabalho científico, integrando, além da parte experimental, outros aspectos próprios das ciências, em que teoria e prática constituem em algo que se complementam.
No fundamental 1, quando as crianças têm entre 6 e 10 anos, o uso do laboratório é imprescindível para os estudantes aprenderem conceitos abstratos de maneira mais prática. Assim, fala a professora Joice Caires do 1 ano B “O uso do laboratório de ciências proporciona para as crianças um estímulo muito importante para o seu desenvolvimento. Neste ambiente, eles conseguiram explorar materiais que, muitas vezes, estão fora do seu cotidiano e isso na prática, dá a eles, mais sentido para o que estava sendo estudado na teoria”.
Para a professora Verônica, que trabalha com 4os.e 5os. anos, “o laboratório é um instrumento que busca facilitar o processo ensino-aprendizagem. Nós professores, sentimos a necessidade de mudanças para o ensino de Ciências, assim, proponho atividades práticas que possam conectar dois mundos, o da teoria e o da prática. É um espaço no qual é possível atribuir significados e potencializar o conhecimento teórico, observando e motivando os experimentos. Assim tornam as aulas mais completas e prazerosas”.
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as atividades práticas desenvolvidas como investigação podem aproximar o ensino de Ciências do trabalho científico, integrando, além da parte experimental, outros aspectos próprios das ciências, em que teoria e prática constituem em algo que se complementam.
A equipe do Colégio ESCALA sabe que uma escola forte é aquela que dá ferramentas que alicerçam verdadeiramente a aprendizagem dos alunos.


Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Concurso de Bolsas e descontos 2022

Aqui os alunos não perderam tempo
