
Língua portuguesa no Colégio ESCALA
Compartilhe
Língua portuguesa no Colégio ESCALA: A prática da leitura e escrita leva a um ótimo desempenho em todas as disciplinas
O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados na vida escolar. Por isso, as aulas de Português do Colégio ESCALA são dinâmicas e atrativas, com muita reflexão e prática da escrita e leitura. É muito importante ressaltar que a argumentação e a produção textual são competências fundamentais e estruturantes, durante todo o processo de aprendizagem. A prática desses requisitos está nos projetos desenvolvidos durante o ano letivo.
As aulas da disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II vêm trabalhando todas essas competências através de projetos como “Sprint”, “Clube da Leitura”, “Autobiografia”, “Álbum de Recordações”, “Coletânea de crônicas”, “Coletânea de poesias”,” Malhação Ortográfica”, “Meu livro favorito”, entre outros. Segunda a professora Carolina Leite “o objetivo é fazer com que todos leiam e interajam com a leitura”.
Um dos projetos de destaque é a Malhação ortográfica, um ditado de palavras para memorizar a grafia e acrescentar vocabulário novo. Assim como os projetos de leitura, que levam os alunos a lerem alguns diferentes livros para uma roda de conversa ou ainda um mesmo livro para um bate-papo sobre o assunto. “Estamos realizando a primeira edição do Clube do livro com “Amor e Gelato” e a experiência está sendo bem interessante e divertida”, fala Carolina Leite.
Tem ainda o projeto “Meu livro Favorito”, no qual os alunos indicam um livro que tenham gostado, fazendo uma pequena recomendação, que é postada no Instagram "Meu livro favorito".
A turma do 6° ano está trabalhando no Álbum de Recordações “um projeto no qual os alunos escrevem alguns textos, incluindo fotos desses momentos, relatando fases da vida deles e realizando reflexões sobre a vida e o tempo”, conta a professora Ana Carolina Cavicchioli.
Já os alunos do 7° ano estão preparando a Coletânea de poesias, sendo que cada um escolhe as três melhores para fazer parte da coletânea da sala. Para a professora Ana Carolina, esse projeto “desenvolve a escrita, a oralidade, a musicalidade das palavras e a criatividade”.
O 8° ano fica com a “Coletânea de crônicas”. Nesse projeto os alunos escrevem algumas crônicas em sala de aula e escolhem apenas uma para integrar a coletânea da classe, desenvolvendo a escrita, a criticidade e a habilidade em usar os recursos linguísticos aprendidos.
E para o 9° ano, o projeto em destaque é a “Autobiografia”, com vários textos e fotos sobre a vida pessoal, familiar e escolar, realizando reflexões sobre a importância das memórias, da família, dos amigos e de superar obstáculos.
Alguns projetos ficarão prontos ao longo do semestre e outros serão entregues no final do ano para apreciação dos pais e familiares.



