
Literatura infantil- chave para o desenvolvimento da criança
Compartilhe
Literatura infantil é a chave para o desenvolvimento da criança
A leitura na educação infantil proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. É a ferramenta que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. E é com base nesse conceito que o Colégio ESCALA tem diversos projetos voltados à literatura.
Segundo a diretora Maria Rosângela Silva, duas das formas de promoção da leitura e que vêm fazendo sucesso com a turminha da Educação Infantil é a contação de histórias diárias e a história compartilhada, realizada quinzenalmente, quando diferentes professoras apresentam uma história para todos os alunos do período. “Esses dois projetos são muito importantes para o desenvolvimento da criatividade, da fantasia e do enriquecimento do vocabulário”, diz a diretora.
A literatura infantil pode ser um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. Para essa habilidade, o ESCALA tem o projeto “Uma história com muitos finais” e que foi entregue aos pais, em abril, uma coletânea com uma história e diversos finais assinados pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. “A professora começou a atividade com um conto que foi escrito e finalizado pelos alunos, ou seja, uma história com diversas versões, de acordo com o entendimento e necessidade de cada indivíduo”, explica a diretora.
Um outro projeto que incentivou o desenvolvimento na criança do hábito da leitura foi a campanha de doação de livros à biblioteca da escola. “Recentemente a nossa biblioteca recebeu novos títulos, mais uma forma de despertar o interesse da leitura, através das novidades”, conta Rosângela.
Outro estímulo frequente é a visita de contadores convidados que envolvem as crianças na magia da leitura com histórias trazidas por eles.
Também aconteceu nos dias 23 e 25/05 uma vivência literária com trocas de livros entre os alunos do 1º. ao 6º. anos.
Para o final do semestre o Colégio ESCALA está preparando uma premiação para aqueles alunos que mais locaram livros da biblioteca da escola. “Nossas crianças vão receber certificados como forma de motivação da leitura diária”, finaliza a diretora.
A leitura na educação infantil proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. É a ferramenta que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. E é com base nesse conceito que o Colégio ESCALA tem diversos projetos voltados à literatura.
Segundo a diretora Maria Rosângela Silva, duas das formas de promoção da leitura e que vêm fazendo sucesso com a turminha da Educação Infantil é a contação de histórias diárias e a história compartilhada, realizada quinzenalmente, quando diferentes professoras apresentam uma história para todos os alunos do período. “Esses dois projetos são muito importantes para o desenvolvimento da criatividade, da fantasia e do enriquecimento do vocabulário”, diz a diretora.
A literatura infantil pode ser um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. Para essa habilidade, o ESCALA tem o projeto “Uma história com muitos finais” e que foi entregue aos pais, em abril, uma coletânea com uma história e diversos finais assinados pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. “A professora começou a atividade com um conto que foi escrito e finalizado pelos alunos, ou seja, uma história com diversas versões, de acordo com o entendimento e necessidade de cada indivíduo”, explica a diretora.
Um outro projeto que incentivou o desenvolvimento na criança do hábito da leitura foi a campanha de doação de livros à biblioteca da escola. “Recentemente a nossa biblioteca recebeu novos títulos, mais uma forma de despertar o interesse da leitura, através das novidades”, conta Rosângela.
Outro estímulo frequente é a visita de contadores convidados que envolvem as crianças na magia da leitura com histórias trazidas por eles.
Também aconteceu nos dias 23 e 25/05 uma vivência literária com trocas de livros entre os alunos do 1º. ao 6º. anos.
Para o final do semestre o Colégio ESCALA está preparando uma premiação para aqueles alunos que mais locaram livros da biblioteca da escola. “Nossas crianças vão receber certificados como forma de motivação da leitura diária”, finaliza a diretora.



















Posts Relacionados


Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Concurso de Bolsas e descontos 2022
