
Homenagem aos Pais-2019 : Pai- "pedra de responsa"
Compartilhe
Pai- “pedra de responsa”
Rosângela Silva
Com a chegada do Dia dos Pais cabe fazer a reflexão: O que é ser pai? O que é a paternidade? Qual é realmente a função do pai diante da sua família? Quão importante é o pai para seus filhos? O que representa a função do pai na vida dos filhos?
Pesquisando sobre o papel dos pais na vida dos filhos descobri a expressão “pedra de responsa” que significa algo de grande qualidade, uma preciosidade. Me interessei pela expressão e então, pensei em relacionar a paternidade com as características de uma pedra.
Tal qual uma pedra resistente, dura, firme, durável, permeável, assim deverá ser a atuação dos pais na criação e educação dos filhos.
Em tempos modernos em que há uma perda significativa dos valores e do sentido existencial, em que a neblina da irrealidade envolve os indivíduos, a futilidade e crise de identidade regem as relações é notável o declínio da força e firmeza necessárias no desempenho do papel paterno.
O papel do pai na vida dos filhos deveria estar relacionado com a colocação das regras e dos limites, com a capacidade de adiamento das satisfações, do controle das pulsões que insistem em fazer com que o desejo seja satisfeito imediatamente.
Com a perda ou diminuição dessas intervenções paternas, cada vez mais encontramos crianças e adolescentes desenfreados, mimados, frágeis, pouco persistentes.
Desamparados da força necessária à sua formação e que nortearia seus caminhos, protegeria dos excessos e dos riscos eles ficam à mercê dos seus próprios caprichos e desejos.
Mesmo que a contemporaneidade, a tecnologia e o progresso insistam em tornar inadequados a força e o saber paternos, os pais sempre serão modelos e referências aos seus filhos, podendo eles seguirem o modelo positivo ou negativo transmitido.
Que a orfandade desejada pelos meios de comunicação, publicidades, mercados consumidores e exploradores diversos não encontre espaço para se estabelecer.
Que as crianças e adolescentes possam ter o privilégio de conviver com pais “pedra de responsa”.
Ser pai “pedra de responsa” é ser pai firme, presente, afetuoso.
Ser pai “pedra de responsa” é ser pai permeável, comandante, desbravador.
Ser pai “pedra de responsa” é ser pai com solidez, dedicação e incentivador.
Ser pai “pedra de responsa” é ser pai resistente, participante e ouvinte.
Ser pai “pedra de responsa” é ser pai valoroso, inteiro e brincante.
Ser pai “pedra de responsa” é ser pai denso, preparado para a lapidação e polimento.
Enfim, ser pai “pedra de responsa” é adotar verdadeiramente o filho, sendo pai biológico ou não.

















Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Concurso de Bolsas e descontos 2022
