
Que filhos vamos deixar para o mundo?
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Que filhos vamos deixar para o mundo?
Rosângela Silva
Ao trabalhar respeito e responsabilidade com as crianças é preciso inserir na lista de compromissos o item meio ambiente. Meio ambiente é um assunto da moda, porém, de verdade, poucas são as ações efetivamente praticadas para reverter o quadro dramático de hoje.
São as crianças de hoje os responsáveis por reverter futuramente o destino do nosso planeta desgastado e degradado. Mas para isso primeiramente é preciso exercitar com elas o olhar. Elas, tão jovens, vivas, cheias de informação e com grande aptidão física são, muitas vezes, incapazes de observar, enxergar e contemplar os elementos do meio em que vivem: pores do sol, nuvens, plantas, animais, rios, montanhas etc.
Depois é necessário fazer com que pratiquem algumas ações voltadas para a preservação: economizar água e energia elétrica, reconhecer a necessidade de reaproveitar materiais, plantar uma pequena horta, cuidar do seu jardim e do seu bichinho de estimação, controlar impulsos de gastar, repor objetos estragados, respeitar as posses alheias, devolver objetos emprestados, discutir a compra do necessário e do supérfluo.
Essas são atitudes dificultosas num mundo consumista, de valores descartáveis e interesseiros, que atrasam o desenvolvimento sustentável e o progresso consciente e equilibrado.
No auge da preocupação ambiental, muitos pais perguntam “que mundo vamos deixar aos nossos filhos?” quando a pergunta deveria ser “que filhos vamos deixar para este mundo?”. Ao fazer a primeira pergunta as pessoas parecem se ocupar mais com a questão global envolvendo ecologia, violência, política, fome, etc. Ao fazer a segunda pergunta, há uma preocupação mais particularizada e próxima do sujeito, que remete ao que se pode fazer para tornar os filhos mais fortes, pessoas do bem e melhores a cada dia.
O despontar da engenharia genética que de um lado propõe soluções e de outro provoca preocupações traz à tona discussões éticas e de saúde que antes não ocupavam os pensamentos da população.
Manter o meio ambiente saudável e equilibrado, longe do extermínio dos habitats, da poluição, do efeito estufa, dos alimentos alterados geneticamente, do desmatamento etc. é tarefa longa e árdua que precisa começar a ser discutida com as crianças a fim de estimular a multiplicação dos conhecimentos, o que fará com que elas tenham dados, pesquisem e investiguem alargando o seu conhecimento intelectual, afetivo e científico sobre esse tema tão atual.
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