clear
  • Home
  • História
  • Blog
  • Níveis de Ensino
  • Proposta Pedagógica
  • ESCALA Maior
  • Educação Em Grande Escala
  • Fotos de Eventos
  • Vídeos
  • Depoimentos
  • Contato
clear
Logo de Colégio Escala - Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II
  • Home
  • História
  • Blog
  • Níveis de Ensino
  • Proposta Pedagógica
    • 1 - Neste Colégio é Imprescindível...
    • 2 - Visão Filosófica e Psicológica Atualizada
    • 3 - Metodologia Dinâmica e Comprometida Com Projetos
    • 4 - Equipe de Profissionais Criativos e Responsáveis
  • ESCALA Maior
    • Aulas de Reforço
    • Clube da Escrita
    • Coaching para Estudantes
    • Escola de Pais
    • Estado Interessante
    • Lazer e Cia
  • Educação Em Grande Escala
  • Fotos de Eventos
  • Vídeos
    • Vídeos de Eventos
  • Depoimentos
  • Contato
Logo de Colégio Escala - Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II
  • Home
  • História
  • Blog
  • Níveis de Ensino
  • Proposta Pedagógica
    • 1 - Neste Colégio é Imprescindível...
    • 2 - Visão Filosófica e Psicológica Atualizada
    • 3 - Metodologia Dinâmica e Comprometida Com Projetos
    • 4 - Equipe de Profissionais Criativos e Responsáveis
  • ESCALA Maior
    • Aulas de Reforço
    • Clube da Escrita
    • Coaching para Estudantes
    • Escola de Pais
    • Estado Interessante
    • Lazer e Cia
  • Educação Em Grande Escala
  • Fotos de Eventos
  • Vídeos
    • Vídeos de Eventos
  • Depoimentos
  • Contato

Que filhos vamos deixar para o mundo?

20/05/2018

Compartilhe

Que filhos vamos deixar para o mundo? 

Rosângela Silva

 

 Ao trabalhar respeito e responsabilidade com as crianças é preciso inserir na lista de compromissos o item meio ambiente. Meio ambiente é um assunto da moda, porém, de verdade, poucas são as ações efetivamente praticadas para reverter o quadro dramático de hoje.
       
São as crianças de hoje os responsáveis por reverter futuramente o destino do nosso planeta desgastado e degradado. Mas para isso primeiramente é preciso exercitar com elas o olhar. Elas, tão jovens, vivas, cheias de informação e com grande aptidão física são, muitas vezes, incapazes de observar, enxergar e contemplar os elementos do meio em que vivem: pores do sol, nuvens, plantas, animais, rios, montanhas etc.
      
Depois é necessário fazer com que pratiquem algumas ações voltadas para a preservação: economizar água e energia elétrica, reconhecer a necessidade de reaproveitar materiais, plantar uma pequena horta, cuidar do seu jardim e do seu bichinho de estimação, controlar impulsos de gastar, repor objetos estragados, respeitar as posses alheias, devolver objetos emprestados, discutir a compra do necessário e do supérfluo.

Essas são atitudes dificultosas num mundo consumista, de valores descartáveis e interesseiros, que atrasam o desenvolvimento sustentável e o progresso consciente e equilibrado.
        
No auge da preocupação ambiental, muitos pais perguntam “que mundo vamos deixar aos nossos filhos?” quando a pergunta deveria ser “que filhos vamos deixar para este mundo?”. Ao fazer a primeira pergunta as pessoas parecem se ocupar mais com a questão global envolvendo ecologia, violência, política, fome, etc. Ao fazer a segunda pergunta, há uma preocupação mais particularizada e próxima do sujeito, que remete ao que se pode fazer para tornar os filhos mais fortes, pessoas do bem e melhores a cada dia.
      
O despontar da engenharia genética que de um lado propõe soluções e de outro provoca preocupações traz à tona discussões éticas e de saúde que antes não ocupavam os pensamentos da população.
      
Manter o meio ambiente saudável e equilibrado, longe do extermínio dos habitats, da poluição, do efeito estufa, dos alimentos alterados geneticamente, do desmatamento etc. é tarefa longa e árdua que precisa começar a ser discutida com as crianças a fim de estimular a multiplicação dos conhecimentos, o que fará com que elas tenham dados, pesquisem e investiguem alargando o seu conhecimento intelectual, afetivo e científico sobre esse tema tão atual.

Posts Relacionados
Planejamento, conectividade, avaliação e tecnologia

Planejamento, conectividade, avaliação e tecnologia

Nova oportunidade. Não percam!!

Nova oportunidade. Não percam!!

RESULTADO CONCURSO DE BOLSAS 1

RESULTADO CONCURSO DE BOLSAS 1

ESCALA DO CONHECIMENTO- CONCURSO DE BOLSAS E DESCONTOS

ESCALA DO CONHECIMENTO- CONCURSO DE BOLSAS E DESCONTOS

Ritual de passagem emociona pais, alunos e professores

Ritual de passagem emociona pais, alunos e professores

Feira de Produção escolar

Feira de Produção escolar

Instagram @colegioescalaoficial

Destaques

  • dia-dos-pais
  • feira-do-empreendedorismo
  • eleicoes-do-prefeito-da-vila
  • dia-das-maes

Informações

  • 19 38851625 - 39347186 - 38011160
  • colegioescala@uol.com.br
  • Jardim da Infância Carrossel S/C Ltda
  • GOSTOU? ENTRE EM CONTATO

Social

Facebook