
Ritual de passagem emociona pais, alunos e professores
Compartilhe
Ritual de passagem emociona pais, alunos e professores
Encontro anual realizado em sítio é adaptado para carreata
e mantém todos os requisitos
Um dos eventos mais marcantes do Colégio ESCALA, o “Ritual de passagem”, direcionado aos alunos do 5º ano - foi realizado de uma maneira bem diferente das anteriores devido à pandemia, porém com a mesma emoção, garantem os participantes.
O projeto “Ritual de passagem” acontece todos os anos e tem o objetivo de marcar a passagem dos alunos do Ensino Fundamental I (5º ano) para o Ensino Fundamental II (6º ano). “Não é só uma questão de nível escolar - está muito mais relacionado do indivíduo deixar de ser criança e passar a ser um pré-adolescente”, explica a diretora Maria Rosangela Silva.
O evento foi realizado em forma de carreata envolvendo pais, alunos, professores e funcionários da escola. Teve ainda a “famosa” cápsula do tempo (dispositivo usado para guardar objetos importantes no presente que serão lembrados no futuro durante sua abertura), sendo que no ESCALA os alunos abrem as cápsulas no 9ºano. Eles também ganharam uma agenda de 2021 personalizada com registros em datas especiais que serão relembrados ao longo do próximo ano. O presente dos pais foi o tradicional caderno de textos produzido durante todo o ano de 2020.
As palavras deixadas pelos pais de nossos alunos e que marcaram o “Ritual de passagem” deste ano foram emoção e gratidão:
“Sem palavras e com lágrimas nos olhos que eu agradeço esse momento! Há 20 anos que eu leciono e nunca participei de um evento com tanto significado”, disse Gilmara Leite.
“São muito diferenciados em todos os sentidos. Gratidão é o que eu tenho para dizer”, destacou Viviane Gnocchi.
“Agradecemos esse momento, realmente a equipe do Colégio ESCALA sempre nos surpreende”, falou Simone Bicalho.
“O caderno de testos muito especial, cada página uma emoção”, relatou Cristina Brommlstroet Ramos.
“Também me emocionei. Muito linda a ideia do Ritual de passagem! E esse caderno de textos? Que presentão!”, exclamou Rebeca Pacheco Sene.
O encontro anual sempre aconteceu em um sítio da cidade com os alunos e professores realizando atividades ao ar livre, em volta a uma fogueira, com muita reflexão e debates. Entretanto, nesse ano atípico de 2020, o evento foi inovado e acabou dando muito certo, segundo os participantes.










Encontro de educadores do Colégio ESCALA retorna em janeiro e está com inscrições abertas

Prática faz do laboratório de Ciências um lugar especial

Para a solidariedade eu peço Bis!” Páscoa no ESCALA arrecada chocolates

Concurso de Bolsas e descontos 2022
